Amazonas

Governo apresenta plano para enfrentar estiagem e faz balanço da cheia no Amazonas 2025

Mais de 139 mil famílias foram afetadas pelas enchentes em 2025; governo prevê seca moderada e reforça estrutura com bombeiros.


Imagem de Capa

Paulo Henrique

PUBLICIDADE

O Governo do Amazonas apresentou, nesta segunda-feira (4), o plano de ações para enfrentar a estiagem prevista para o segundo semestre de 2025. Durante reunião do Comitê Permanente de Enfrentamento aos Eventos Climáticos e Ambientais, também foi divulgado o balanço da Operação Cheia 2025, que impactou 43 municípios e mais de 559 mil pessoas em todo o estado.

Segundo a Defesa Civil, todas as calhas dos rios já estão em processo de vazante. A previsão aponta para uma seca de leve a moderada, com possibilidade de afetar até 30 municípios e cerca de 120 mil famílias. As principais preocupações do governo são com abastecimento de água potável e acesso à saúde em áreas isoladas.


"Nós já temos o mapeamento das regiões mais afetadas em anos anteriores e vamos atuar com base nessas informações. A prioridade é garantir água, alimentos e atendimento médico para quem mais precisa", destacou o governador Wilson Lima.

Para reforçar a resposta à estiagem, o Estado investiu na expansão da estrutura de combate a emergências, com a criação de nove novos grupamentos do Corpo de Bombeiros e a implantação de outras nove unidades em andamento. O efetivo atual conta com 223 bombeiros militares no interior e 232 brigadistas contratados. Equipamentos como viaturas, embarcações, drones e nanotecnologia antichamas também foram integrados às operações.

De janeiro a julho, o número de focos de calor teve queda de 90% em relação ao mesmo período de 2024 , resultado de ações preventivas, campanhas educativas e investimentos em monitoramento ambiental.

Balanço da Operação Cheia 2025

A cheia dos rios neste ano colocou 43 municípios em situação de emergência. Foram entregues 770 toneladas de cestas básicas, 3,3 mil caixas d’água, 57 mil copos de água potável e dez kits purificadores, além de uma estação móvel de tratamento de água. Na saúde, sete municípios receberam kits de medicamentos e reforço com usinas e cilindros de oxigênio.

A assistência também alcançou a educação, com apoio a 453 estudantes de quatro municípios afetados pelas enchentes. Na área ambiental, mais de 3,3 milhões de frascos de hipoclorito de sódio foram distribuídos, e o Ipaam realizou 16 etapas de fiscalização em 28 cidades.

Mais informações sobre as ações podem ser consultadas no site paineldoclima.am.gov.br.

Talissia Maressa - Portal SGC


Mais lidas de Amazonas
Últimas notícias de Amazonas