Divulgação
O Seminário Nacional NTU 2025, realizado esta semana em Brasília, reuniu especialistas, gestores e representantes do setor para debater o futuro do transporte público coletivo no Brasil. A programação abordou tecnologias avançadas, modelos de financiamento inovadores e políticas públicas integradas para tornar o transporte mais eficiente, seguro e sustentável.
César Tadeu, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), destacou a importância do transporte coletivo e a necessidade de políticas públicas e infraestrutura adequadas.
"O Sinetram participa do evento discutindo a importância do transporte coletivo. Queremos corredores, terminais e ônibus confortáveis, integração de modais e políticas que façam a população optar pelo transporte coletivo no dia a dia. Debatemos projetos e o marco legal do transporte com órgãos do governo e entidades nacionais." Disse César Tadeu
Fernando Borges, coordenador jurídico do Sinetram, reforçou a relevância da troca de experiências entre diferentes regiões do país e a inovação tecnológica no setor.
"Estamos em Brasília no Seminário Nacional da NTU 2025, acompanhando debates sobre descarbonização, modernização da frota e uso de inteligência artificial para otimizar operações. A iniciativa aproxima operadores e sindicatos do país para melhorar o transporte coletivo, inclusive em Manaus." Disse Fernando Borges
O seminário também discutiu integração tarifária, eletrificação de frotas e novos mecanismos de participação popular, com propostas que serão encaminhadas a órgãos federais e municipais para subsidiar a formulação de políticas públicas e melhorar a mobilidade urbana.
Talissia Maressa - Portal SGC