Divulgação
Em alusão à campanha Agosto Lilás, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, nesta sexta-feira (29/08), o 1º Encontro Um Convívio Sem Violência: sua idade não anula os direitos, no auditório da Escola Superior de Advocacia (ESA/OAB), localizada no Adrianópolis, zona centro-sul. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade em relação à violência contra a mulher idosa.
Segundo a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, o evento marca o fim do Agosto Lilás, com foco na proteção da mulher idosa. "Nós estamos finalizando hoje o Agosto Lilás, com pautas voltadas agora a garantia de direitos da mulher idosa com o projeto um convívio sem violência. Essa pauta está sendo um sucesso porque nós estamos levando todos os direitos, explanando da melhor forma possível as garantias dos direitos das mulheres idosas", frisa.
O evento contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Antony, além de lideranças comunitárias, autoridades, representantes do sistema de justiça, gestores de políticas públicas e sociedade civil organizada que atuam no enfrentamento à violência de gênero, a fim de romper com a cultura de invisibilização da violência contra a mulher idosa e fomentar reflexões sobre o cuidado, a corresponsabilidade e a proteção integral dessas mulheres.
De acordo com dados da Sejusc, somente em 2024, foram identificados 8.280 casos de violações de direitos contra pessoas idosas. As vítimas são, em sua maioria, mulheres entre 60 e 80 anos, e os agressores são, na maioria, os filhos.
Os participantes puderam assistir palestras temáticas com foco na violência contra a mulher idosa; direitos e garantias legais; prevenção e rede de apoio. Além de exercícios vivenciais como: atividades de quebra de padrões comportamentais para despertar consciência sobre relações abusivas, autocuidado e resgate da autoestima.
Convívio Sem Violência
Atuando na prevenção da reincidência de violações de direitos contra a pessoa idosa, o Governo do Amazonas, por meio da Sejusc, desenvolve o projeto Um Convívio Sem Violência, voltado ao atendimento de familiares que, por alguma razão, tenham cometido algum tipo de violação contra idosos.
O projeto integra o programa EnvelheSer 60+, voltado à atenção, autonomia, lazer e independência de pessoas idosas. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Executiva Adjunta da Pessoa Idosa (Seadpi) e busca oferecer suporte psicossocial aos familiares, a partir da escuta sensível, do acolhimento e da compreensão do contexto que levou à situação de violência.
A iniciativa visa compreender o histórico de cada família e como os padrões comportamentais contribuíram para os episódios de agressão, a fim de construir caminhos de transformação e cuidado. O trabalho é realizado com famílias que passaram por episódios de violências diversas, com a física, psicológica, sexual, patrimonial, negligência ou abandono.
Portal SGC