Fonte: Divulgação
Rio de Janeiro (RJ) - O Ministério do Turismo marcou presença na abertura do III Seminário Internacional de Turismo Sustentável, realizada nesta terça-feira (23/09), no Rio de Janeiro. O evento, que segue até 25 de setembro, tem como objetivo consolidar o Brasil como referência global em turismo sustentável, integrando preservação ambiental, desenvolvimento econômico e valorização cultural.
O tema deste ano, "Preservar é Prosperar", reforça a relação entre conservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental e a geração de renda, inovação e desenvolvimento local. O seminário reúne gestores públicos, empresários, especialistas e organizações da sociedade civil para debater soluções práticas e políticas públicas que promovam o turismo sustentável em todas as regiões do país.
Principais ações do Ministério do Turismo
No estande do ministério, coordenado por Bruno Pastre Máximo, foram apresentadas algumas iniciativas de destaque:
Código de Conduta Brasil - orientações para práticas responsáveis no turismo;
Movimento Turismo que Protege - programa de incentivo à preservação ambiental em destinos turísticos;
Guia "Dicas para Atender Bem Turistas Mulheres" - ferramenta de capacitação para prestadores de serviços;
Livro "Turismo com Acessibilidade: perfil do turista com deficiência e diretrizes para promoção da acessibilidade" - manual para ampliar inclusão no setor.
Segundo o diretor do Departamento de Qualidade, Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo, Aldo Luiz Valentim, "falar em sustentabilidade é reconhecer a importância de marcos legais e práticas responsáveis para proteger o meio ambiente e as comunidades locais, enquanto se promove um turismo que gera emprego, renda e desenvolvimento regional".
O seminário também destaca a necessidade de integrar economia criativa, cultura e especificidades de cada localidade, transformando o turismo em um segmento capaz de gerar impactos positivos para comunidades, meio ambiente e economia local, reforçando o compromisso do governo brasileiro com um turismo sustentável, inclusivo e competitivo internacionalmente.
Portal SGC