Amazonas

Ucrânia ataca fábrica russa a mais de 1.600 km da fronteira, diz governador

Fabricante de químicos afirma ser a única produtora de nitrato de sódio da Rússia, material usado tanto na agricultura quanto na produção de explosivo


Imagem de Capa

Refinaria de petróleo em Omsk, Rússia

Divulgação

PUBLICIDADE

Drones da Ucrânia atingiram uma das maiores fábricas químicas da Rússia, localizada a mais de 1.600 quilômetros do território controlado pelos ucranianos, durante a madrugada desta sexta-feira (3), informou uma autoridade russa.

O ataque interrompeu brevemente a produção na fábrica química da Azot e danificou um prédio residencial na região de Perm, na Rússia, segundo o governador regional, Dmitry Makhonin.

Imagens de vídeo compartilhadas nesta sexta-feira no aplicativo de mensagens Telegram, ainda não verificadas pela CNN, mostram chamas surgindo acima de um prédio e lançando um brilho laranja fluorescente no céu.

"Um ataque de UAV inimigo foi realizado durante a noite", disse Makhonin. "Felizmente, não houve vítimas."

A fábrica retomou as operações normais e não há risco ao meio ambiente ou à segurança pública, acrescentou.

A Azot é de propriedade da gigante química Uralchem, uma das maiores produtoras e exportadoras de fertilizantes do mundo, como nitrogênio, potássio e fertilizantes complexos, segundo seu site.A fábrica da Azot em Berezniki afirma ser a única produtora russa de nitrato de sódio, usado tanto na agricultura quanto em explosivos, bem como de aminas alifáticas superiores e nitrito de sódio cristalino.

A Uralchem ​​é a principal produtora russa de nitrato de amônio e cloreto de potássio e ocupa o primeiro lugar no fornecimento doméstico desses fertilizantes.


Portal SGC

Mais lidas de Amazonas
Últimas notícias de Amazonas