Divulgação
Jacarta - O número de vítimas fatais no desabamento de uma escola islâmica na Indonésia subiu para sete, após equipes de resgate localizarem mais dois corpos entre os escombros.
Os corpos encontrados nesta manhã eram de dois estudantes do sexo masculino, informou Yudhi Bramantyo, diretor das operações de busca e salvamento. Oficialmente, 59 pessoas permanecem desaparecidas sob os escombros.
O diretor da Agência Nacional de Gestão de Desastres Indonésia, Suharyanto, declarou que não foram detectados sinais de vida nas buscas mais recentes, mesmo usando tecnologia como drones térmicos. Diante disso, a operação foi reconfigurada para a fase de remoção de escombros com uso de equipamentos pesados, como guindastes.
Segundo autoridades, a escola — localizada a cerca de 30 km de Surabaya, na província de Java Oriental — estava passando por uma ampliação não autorizada quando parte da estrutura entrou em colapso durante as orações da tarde de segunda-feira (29). O salão de orações tinha dois andares concluídos, e mais dois em construção, que não suportaram o peso adicional dos novos pavimentos.
A maioria dos alunos presentes no momento do desabamento eram adolescentes do sexo masculino, entre 12 e 18 anos, do 7.º ao 12.º ano. As alunas, que rezavam em local distinto, conseguiram escapar da tragédia.
Em comunicado, a polícia afirmou que os alicerces da antiga construção não suportaram a sobrecarga imposta pelas novas obras.
Portal SGC