Fonte: Divulgação
A COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), marcada para novembro deste ano em Belém (PA), já conta com 162 delegações credenciadas, segundo informou nesta sexta-feira (10) o presidente da conferência, o embaixador André Corrêa do Lago. O número é superior ao mínimo de 132 países exigidos para a abertura e a condução formal das negociações multilaterais, o que garante o quórum necessário para deliberações oficiais durante o evento.
O anúncio foi feito durante entrevista coletiva em Brasília, realizada para apresentar detalhes da Pré-COP30, encontro preparatório que ocorrerá na próxima semana na capital federal.
Para a Pré-COP30, 50 países enviaram delegações para as discussões da próxima semana.
Embora não faça parte oficialmente do calendário da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), a Pré-COP é considerada uma etapa diplomática crucial do processo. Nela, representantes de governos e organismos internacionais buscam alinhar posições, antecipar pontos de convergência e reduzir impasses que costumam marcar as negociações da conferência principal.
Corrêa do Lago destacou ainda que apenas 14 países em desenvolvimento não solicitaram apoio logístico ou financeiro para questões de hospedagem e deslocamento em Belém — um indicativo, segundo ele, do amplo engajamento global em torno da conferência.
A COP30, que marcará os 10 anos do Acordo de Paris, deve reunir chefes de Estado, negociadores e organizações da sociedade civil de quase todos os países-membros da ONU. O Brasil pretende usar o encontro para reforçar sua liderança climática, apresentando avanços em temas como bioeconomia, transição energética e preservação da Amazônia.
Portal SGC