Foto: Reprodução
A BR-364, principal rodovia de Rondônia, desempenha papel fundamental no transporte de commodities agrícolas da Região Norte. Com 687 km no estado, a via é responsável pelo escoamento de cerca de 65% da produção de grãos de Rondônia e parte do sul do Amazonas, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O Ministério dos Transportes destaca que a rodovia movimenta anualmente mais de 12 milhões de toneladas de grãos, principalmente soja e milho. "A BR-364/RO é o principal corredor para escoamento da produção agropecuária que abastece o país e vai para o exterior através dos portos do Arco Norte", afirmou o ministro Renan Filho durante o anúncio do leilão de concessão em fevereiro.
A conexão com a hidrovia do Rio Madeira em Porto Velho amplia sua importância. Estudos da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) mostram que a integração rodovia-hidrovia pode reduzir em 24% os custos logísticos em comparação com outras rotas.
LEIA TAMBÉM
O contrato de concessão assinado em 2025 prevê R$ 10,23 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos, incluindo:
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon), Hélio Dias, ressalta: "A eficiência da BR-364 é determinante para a competitividade dos nossos grãos no mercado internacional. Precisamos garantir que as obras tragam redução efetiva de custos".
Desafios logísticos
Dados da ANTT indicam que o transporte de soja de Vilhena (RO) para Porto Velho pode ter redução de 30% no tempo de viagem após as melhorias. Porém, empresários do setor alertam para os impactos dos pedágios.
O diretor-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), Eduardo Van Melis, pondera: "Todo investimento em infraestrutura é bem-vindo, mas os custos operacionais precisam ser calculados para manter nossa competitividade nos mercados globais".
LEIA TAMBÉM:
A ANTT informa que as primeiras obras de recuperação do pavimento devem começar no segundo semestre de 2025. A agência criou um comitê com participação de produtores rurais e associações de transportadores para acompanhar a implementação do contrato.
Enquanto isso, o governo federal estuda ampliar os investimentos na hidrovia do Madeira, que receberá parte da produção transportada pela BR-364. Segundo o Ministério dos Transportes, esta integração multimodal pode colocar Rondônia entre os principais corredores de exportação do agronegócio brasileiro na próxima década.
Com informações do Ministério dos Transportes, ANTT e PRF
Natália Figueiredo - Portal SGC