Agro

Avanços tecnológicos fortalecem a agricultura familiar na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

O evento ocorrerá entre os dias 26 e 31 de maio, no município de Ji-Paraná (RO)


Imagem de Capa

Fotos: Irene Mendes

PUBLICIDADE

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) está finalizando os preparativos para o seu estande na 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional. O evento ocorrerá entre os dias 26 e 31 de maio, no município de Ji-Paraná, e promete trazer inovações voltadas à agricultura familiar e ao desenvolvimento sustentável.

O espaço da Emater-RO abrigará vitrines tecnológicas que apresentarão os principais projetos do Governo de Rondônia voltados à agricultura familiar, com foco na aplicação de tecnologias sustentáveis. No estande, os produtores rurais serão recepcionados com um café da manhã e terão a oportunidade de conhecer os resultados práticos do uso de tecnologias voltadas à produção vegetal e animal, alinhadas aos princípios da sustentabilidade.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a feira representa o fortalecimento da inovação no setor agropecuário. "O governo tem investido e trabalhado para criar um ambiente favorável ao acesso dos produtores rurais às tecnologias mais avançadas do setor", destacou.

A estrutura foi planejada para receber até duas mil pessoas por dia. Logo na entrada, os visitantes passarão por uma estação agroecológica, onde técnicos da Emater-RO demonstrarão o funcionamento do biodigestor — equipamento que transforma dejetos em biofertilizante e produz biogás, uma alternativa energética limpa e acessível para o meio rural.

Na sequência, serão apresentadas técnicas modernas de cultivo de hortaliças em ambiente protegido, em estufas cobertas por plástico com aditivos anti-UV (ultravioleta), que protegem as plantas da ação direta das chuvas, filtram a luminosidade e ajudam a controlar a temperatura interna. Esse ambiente também favorece o uso da hidroponia — cultivo de plantas em solução nutritiva —, que será demonstrado na vitrine.

Durante o percurso, os visitantes conhecerão arranjos produtivos em sistemas agroflorestais, voltados à recuperação de áreas degradadas e de preservação permanente já impactadas. Segundo Rafael Cidade, gestor da Emater-RO na feira, o público também poderá conhecer modelos de proteção e recuperação de nascentes, com o uso de pedras e o reflorestamento das margens dos mananciais. "Serão demonstradas ainda técnicas de enriquecimento florestal com espécies nativas de alto valor econômico", acrescentou.

A produção animal também será contemplada nas vitrines tecnológicas. Serão apresentados os programas de desenvolvimento da pecuária, tanto para grandes quanto para pequenos animais. O diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, ressaltou ainda a presença da vitrine do programa Peixe Saudável, que demonstrará métodos de análise da água e técnicas de controle de parasitoses em peixes.

Outro destaque será o projeto Consultec, que integra o manejo de rebanhos e forragens com foco na produção leiteira. Na vitrine, o público poderá observar parcelas de cultivo de capiaçu e capim curumim, utilizados na nutrição animal. Com essa estrutura, a Emater-RO reafirma seu compromisso com a difusão de conhecimento técnico, a valorização da agricultura familiar e o fortalecimento do desenvolvimento rural sustentável em Rondônia.

Portal SGC


Mais lidas de Agro
Últimas notícias de Agro