Agro

Rondônia sedia pela primeira vez o Concurso Nacional de Qualidade do Cacau

Nos últimos anos, os produtores rondonienses têm se destacado nas competições


Imagem de Capa

Secom

PUBLICIDADE

Rondônia se destaca na produção de cacau ao sediar, pela primeira vez, o VII Concurso Nacional de Qualidade do Cacau, que acontece neste domingo (7), em Cacoal (RO). O evento conta com a participação de produtores do estado, além de representantes do Pará, Bahia e Espírito Santo.

Organizado pelo Comitê Nacional de Qualidade de Cacau Especial, com apoio do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), o concurso visa valorizar e reconhecer os produtores que se dedicam à produção de cacau de alta qualidade, promovendo também a sustentabilidade em todo o processo produtivo.

Nos últimos anos, os produtores rondonienses têm se destacado nas competições. A produtora Decoclide, de Jaru, já foi campeã em duas edições, enquanto Mauro Celso, de Buritis, acumula três prêmios. Em 2024, Rondônia conquistou o 3º lugar na categoria Varietal e o 2º lugar na categoria Mistura no Concurso Nacional de Cacau Especial, em Belém (PA). Em 2023, um produtor local obteve o 1º lugar no V Concurso Nacional de Qualidade do Cacau Especial, em Ilhéus (BA).

A realização do evento em Rondônia fortalece a visibilidade do estado e consolida o setor cacaueiro como referência em qualidade e competitividade, integrando a região na rota nacional da produção de cacau, com apoio de iniciativas do Ministério do Desenvolvimento e Integração Regional (MDIR).

Portal SGC

Mais lidas de Agro
Últimas notícias de Agro