Unsplash
As exportações de café do Brasil em novembro de 2025 caíram quase 30% em relação a novembro de 2024, segundo dados do Cecafé.
Enquanto isso, a receita com as exportações registrou aumento de aproximadamente 9% no mesmo período, com os rendimentos saltando de US$ 1,409 bilhão para US$ 1,535 bilhão.
Ou seja, mesmo com a retração no volume embarcado, a receita das exportações avançou perto de 10% na comparação com o intervalo entre julho e novembro de 2024.
O aumento da receita das exportações ocorreu porque cada saca exportada gerou mais dólares, refletindo o aumento do preço internacional do café.
- Já o recuo no volume de exportação era esperado após números recordes em 2024 e menor disponibilidade do produto neste ano — analisa Márcio Ferreira, presidente do Cecafé - Conselho dos Exportadores de Café do Brasil.
Márcio explica que o impacto gerado por quase quatro meses de tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos sobre a importação dos cafés do Brasil e a dificuldade para embarcar devido à defasagem dos portos no país também afetaram o desempenho do setor.
Portal SGC I Com informações do CNA