Dezenas de estudantes de escolas públicas participaram da Feira Cientifica
Divulgação
O estudante Marco Antônio Ferreira Evangelista, da escola estadual de ensino fundamental e médio Migrantes de Mirante da Serra, conquistou na última semana o 1º lugar da 3ª Feira Científica Científica do Instituto MOCAM, em Rolim de Moura. A conquista foi com o "Carrinho de Controle Remoto Bluetooth", e "Mini CNC Pen Plotter", desenvolvido pela estudante, Thamyres Generoso Ferreira. Informou o professor e orientador responsável pela delegação, Adivaldo Santos.
A 3ª Feira Científica do Instituto MOCAM, foi realizada para a participação de alunos dos ensinos fundamental, médio, técnico e superior, e teve duração de dois dias (8,9/8) nas dependências da própria instituição. O professor e orientador, Adivaldo Santos lembrou que o evento teve o objetivo motivar o desenvolvimento da iniciação científica na escola pública, despertando nos estudantes a utilização de métodos investigativos que busquem soluções para problemas surgidos na realidade social, proporcionando prazer pelos estudos, maior interesse pela escola, a valorização de professores e a melhoria da aprendizagem.
Os primeiros colocados na Feira Cientifica realizada na cidade de Rolim de Moura (Divulgação)
A escola - Migrantes foi representada na feira por oito alunos com cinco projetos diferentes. "Esses alunos são do 2º e 3º anos do ensino médio e muito nos orgulhou com os seus desempenhos e, principalmente, os resultados obtidos", declarou. Ainda segundo ele, os demais projetos, incluindo o "Robô Autônomo Ultrassônico "(José Renan Metzker Ferreira/Iris Regina Batista da Silva), e a "Lixeira Inteligente "(Júlia Cunha/Isabele Valério/Eloinde Valentina), não conquistaram pódio, mas conquistarem juntamente com o 1º e 3º lugar, credenciais para participarem de duas feiras nacionais de ciências e engenharias previstas para setembro ou outubro de 2025, que são a Febratex (Distrito Federal) e a Fecet, na cidade de Cascavel (Paraná).
Todos os participantes foram contemplados com um Curso de Imersão em Programação a ser realizado no formato EAD por professores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição de ensino superior pública da Força Aérea Brasileira. O evento foi realizado na Faculdade Estácio/FSP - Rolim de Moura, organizado pelo Presidente e Coordenação do Instituto MOCAM - Movimento Científico da Amazônia.
J Nogueira/PortalSGC