Ciência & Tecnologia

VÍDEO: astronautas da Nasa podem voltar à Terra após chegada de resgate

Os astronautas americanos Butch Wilmore, de 62 anos, e Suni Williams, de 59, estavam na Estação Espacial há mais de 9 meses


Imagem de Capa

VÍDEO: astronautas da Nasa podem voltar à Terra após chegada de resgate

Reprodução Nasa

Uma cápsula Dragon da SpaceX, encarregada de trazer de volta à Terra dois astronautas da Nasa, chegou à Estação Espacial Internacional (ISS) na madrugada deste domingo (16), por volta da 1h da manhã, horário de Brasília.

Os astronautas americanos Butch Wilmore, de 62 anos, e Suni Williams, de 59, estavam na ISS há mais de nove meses, após uma série de falhas técnicas na aeronave Starliner, da Boeing, que forçou a missão a se estender por mais tempo do que o planejado.

Originalmente, a missão tinha uma duração prevista de apenas oito dias, mas os problemas técnicos atrasaram o retorno dos astronautas.

A cápsula Dragon foi lançada para a órbita na sexta-feira (14) a bordo do foguete Falcon 9, com quatro novos astronautas a bordo. Anne McClain, de 45 anos, e Nichole Ayers, de 36, ambas da NASA; o japonês Takuya Onishi, de 49 anos, da JAXA; e o russo Kirill Peskov, de 34 anos, do Roscosmos, ficaram a bordo da ISS para uma missão de seis meses.

A cápsula Dragon acoplou-se à estação espacial por volta da 1h30, e pouco mais de uma hora depois, a tripulação da SpaceX entrou na ISS, recebendo calorosos abraços de seus colegas.

A missão de Wilmore e Williams foi marcada por uma série de complicações, incluindo os atrasos técnicos e a decisão da NASA de manter os dois astronautas na estação espacial por mais tempo.

Inicialmente, os dois deveriam retornar em uma missão de resgate, mas a Nasa alegou que não havia orçamento suficiente para uma aeronave de resgate e que a presença de Wilmore e Williams na ISS era necessária para manter níveis adequados de pessoal.

A decisão foi controversa e politizada, com o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, acusando o governo de Joe Biden de abandonar os astronautas.

Ambos os astronautas são pilotos aposentados da Marinha e têm ampla experiência em missões espaciais. Embora a missão tenha se estendido por mais tempo do que o esperado, Wilmore e Williams afirmaram que estavam de acordo com a decisão da Nasa, que transformou a missão em uma rotação geral de tripulação, uma prática comum para manter a operação da ISS.

Veja o vídeo:

d24am

Mais lidas de Ciência & Tecnologia
Últimas notícias de Ciência & Tecnologia