Ciência & Tecnologia

Lua negra acontece neste fim de semana; entenda o fenômeno raro

Evento astronômico oferece condições ideais para observação de planetas e outros corpos celestes no céu noturno


Imagem de Capa

Divulgação

PUBLICIDADE

A Lua ganha vários nomes diferentes ao longo dos meses.

Agosto teve a Lua cheia do esturjão, enquanto em março os observadores do céu podem ter testemunhado uma Lua de sangue, que ocorre quando o satélite parece ficar vermelho durante um eclipse lunar. Você também pode ter ouvido falar da Lua azul, a segunda Lua cheia que acontece em um mês.

E então há a Lua negra, que ocorre neste fim de semana: um fenômeno raro — e invisível.

Este fenômeno acontecerá na madrugada desta sexta-feira (22) para sábado (23). A Lua estará mais próxima do Sol nesta madrugada, segundo o EarthSky.

O que é uma Lua negra?

Assim como a Lua azul, a Lua negra não é um fenômeno oficial, mas se refere à segunda Lua nova em um mês. Acontece uma vez a cada 29 meses, ou seja, deve acorrer novamente apenas em 2028.

Uma Lua nova ocorre quando apenas seu lado mais distante é iluminado pelo Sol, tornando-a invisível da Terra, ela marca o início do ciclo lunar.

"Uma Lua negra (ou Lua nova) ocorre quando a Lua está basicamente entre a Terra e o Sol, não para fazer um eclipse, mas onde não vemos a Lua", disse Noah Petro, chefe do Laboratório de Geologia Planetária, Geofísica e Geoquímica da Nasa no Centro Espacial Goddard em Greenbelt, Maryland, nos EUA.

O que diferencia o fenômeno de um eclipse solar é o posicionamento da Lua. Em um eclipse solar, a Lua passa na frente do Sol, bloqueando parte ou toda a luz solar e projetando uma sombra na Terra. Mas uma Lua nova (e uma Lua negra) passa próxima ao Sol.

O termo Lua negra também pode se referir a um mês em que não há nenhuma Lua nova. Isso geralmente acontece em fevereiro porque o ciclo lunar segue um padrão de 29,5 dias, segundo Petro. Fevereiro geralmente tem 28 dias, exceto nos anos bissextos quando tem 29 dias.

Melhor momento para observar o céu

Como a Lua negra ficará invisível, os observadores da Lua não terão muito o que ver. Mas os observadores de estrelas terão muito.

"Uma Lua nova ou Lua negra é ótima para os astrônomos quando o céu está limpo", disse Petro. "Porque você pode sair e ter basicamente nenhuma contaminação luminosa da Lua."

Esta é a melhor época do ano para ver planetas, de acordo com o EarthSky, então após o pôr do sol ou pouco antes do nascer do sol, você pode conseguir avistar alguns corpos celestes, como Vênus, Marte e Saturno.

Se você tiver binóculos ou um telescópio, também pode ficar atento à nebulosa do Haltere, os restos coloridos e brilhantes de uma antiga estrela a 1.200 anos-luz da Terra na constelação de Vulpecula. A nebulosa aparece durante a primeira metade da noite.


CNN

Mais lidas de Ciência & Tecnologia
Últimas notícias de Ciência & Tecnologia