Divulgação
A sonda Mars Express, da ESA (Agência Espacial Europeia), gerou um vídeo impressionante do terreno montanhoso de Marte. A gravação mostra crateras e um canal de escoamento de 1.300 km de comprimento, chamado Shalbatana Vallis.
De acordo com a organização, o conteúdo foi gerado a partir de mosaico de imagens registradas pelas câmera High Resolution Stereo Camera (HRSC) durante a missão que começou em 2003 com o instrumento que opera até hoje.
"Este vale profundo [que aparece no vídeo] provavelmente se formou há cerca de 3,5 bilhões de anos, quando uma enorme quantidade de água subterrânea foi liberada na superfície de Marte", explica o conteúdo.
O passeio acaba com a vista de uma cratera de impacto de 100 quilômetros de diâmetro, escavada na superfície do Planeta Vermelho quando ele colidiu com uma rocha espacial.
A missão Mars Express foi lançada em junho de 2003 e chegou no planeta em dezembro do mesmo ano. As operações científicas começaram em 2004 e, desde então, o instrumento tem fornecido imagens de Marte em três dimensões.
A sonda gerou o mapa mais completo da composição química da atmosfera, estudou a lua mais interna de Marte, a Fobos, e traçou a história da água em todo o globo, demonstrando que o planeta já abrigou condições ambientais que podem ter sido adequadas à vida.
CNN