Ciência & Tecnologia

Doença misteriosa faz Nasa antecipar retorno de astronautas pela 1ª vez

Nunca antes na história uma missão da Estação Espacial Internacional (ISS) foi interrompida antecipadamente por causa de um problema médico


Imagem de Capa

Nasa

PUBLICIDADE

Quatro astronautas retornarão da Estação Espacial Internacional (ISS) mais de um mês antes do previsto, após um membro da tripulação, cujo nome não foi divulgado, ter apresentado um problema médico.

Este incidente marca a primeira vez na história que a Nasa trouxe astronautas de volta para casa da estação espacial mais cedo devido a um problema médico.

A Nasa não forneceu detalhes sobre a natureza do problema, alegando preocupações com a privacidade.

A agência normalmente não discute detalhes específicos de questões de saúde relacionadas a astronautas.

A tripulação Crew-11, composta por quatro pessoas, inclui os astronautas americanos Zena Cardman e Mike Fincke, a astronauta japonesa Kimiya Yui e o cosmonauta russo Oleg Platonov.

Uma cápsula Crew Dragon da SpaceX trará a tripulação de quatro pessoas de volta para casa, desembarcando da ISS já na quarta-feira (14). O pouso deve ocorrer no dia (15), quinta-feira.

O astronauta afetado encontra-se em condição estável, conforme confirmado anteriormente pela Nasa, e não deverá receber tratamento especial durante a viagem de regresso.

A missão, parte do rodízio regular de pessoal do laboratório orbital, tinha previsão de término no mínimo no próximo mês.

Normalmente, a Nasa não traria uma equipe como essa de volta à Terra antes que outra estivesse em seus postos.

Os astronautas normalmente vivem em períodos de seis a oito meses na ISS, com acesso a equipamentos médicos básicos e medicamentos para alguns tipos de emergências.

Caminhada cancelada

Por causa do problema médico, a Nasa anunciou na quarta-feira (7) o adiamento de uma caminhada espacial programada para quinta-feira (8). A caminhada espacial seria a primeira para Cardman, uma geobióloga de 38 anos que foi selecionada para o corpo de astronautas em 2017.

cnnbrasil


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Ciência & Tecnologia veja mais
Últimas notícias de Ciência & Tecnologia veja mais