O astronauta japonês Kimiya Yui, de 55 anos, compartilhou, nas redes sociais, a imagem de uma aurora boreal vista do espaço. O flagrante aconteceu antes do tripulante da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa, na sigla em inglês) retornar à Terra da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), onde participava da missão Crew-11, encabeçada pela Agência Espacial Americana (Nasa).
"Talvez o Sol soubesse que eu voltaria em breve, então trabalhou bastante e eu consegui capturar algumas auroras muito bonitas", escreveu Yui nas redes sociais.
"Fiquei feliz por termos conseguindo filmar, mas, acima de tudo, pensei em como todos ficariam felizes ao ver as imagens, e isso me fez sorrir", acrescentou.
As auroras boreais são um fenômeno natural da Terra. Elas acontecem após os ventos vindos do Sol fazerem com que o plasma solar, carregado de partículas de elétrons, se choque contra os campos magnéticos que estão presentes nas regiões polares.
O plasma passa a interagir com gases da atmosfera terrestre. Há, então, a produção de energia na forma de fótons, que são os responsáveis por emitir as luzes que podem ser vistas no céu durante o fenômeno.
O retorno de Yui e dos demais astronautas que participam da missão Crew-11 estava previsto para maio. A Nasa, no entanto, antecipou os planos após um dos tripulantes apresentar um problema de saúde.
Essa foi a primeira vez na história que a agência espacial americana adiantou o retorno de uma missão realizada na ISS por questões de saúde.
A Nasa não divulgou detalhes sobre o caso, mas informou que o retorno não foi uma situação de emergência.
d24am