Esporte

Botafogo desafia tradição do São Paulo por vaga na semi da Libertadores

Equipes abrem o confronto das quartas de final da Copa Libertadores, nesta quarta (18), no Estádio Nilton Santos


Imagem de Capa

Botafogo desafia tradição do São Paulo por vaga na semi da Libertadores

(Foto: Marcello Zambrana/AGIF)

PUBLICIDADE

Botafogo e São Paulo dão início à disputa das quartas de final da Copa Libertadores nesta quarta-feira (18). De um lado, a boa fase dos cariocas, líderes do Campeonato Brasileiro. Do outro, a tradição dos paulistas, bicampeões da principal competição do continente.

A bola rola às 21h30 (de Brasília) no Estádio Nilton Santos. A partida de volta será no mesmo horário, na próxima quarta (25), no MorumBIS, em São Paulo.

O histórico na Libertadores

Ao lado de Flamengo e Grêmio, o São Paulo é um dos times brasileiros que busca uma inédita quarta conquista da América. O clube paulista está entre os clubes mais tradicionais da Libertadores.

O Tricolor já chegou em 10 semifinais da Copa, um recorde ao lado de Grêmio e Palmeiras. Foram nas edições de 1972, 1974, 1992, 1993, 1994, 2004, 2005, 2006, 2010 e 2016.

O Botafogo busca um título inédito. O time carioca foi às semifinais em 1963 e em 1973, perdendo para o Santos e em triangular com Independiente-ARG e Colo-Colo-CHL, respectivamente.

Como chega o Botafogo

Embalado pela campanha no Brasileirão, liderando a Série A, e na Libertadores, o Botafogo vem de quatro vitórias e dois empates nas últimas seis partidas pelas duas competições.

A baixa de Cuiabano abre a disputa na lateral, com Marçal e Alex Telles como possíveis titulares. Do outro lado, Vitinho e Mateo Ponte concorrem à posição.

No mais, Artur Jorge deve repetir a base do time que vem atuando nos jogos decisivo. Os desfalques ficam por conta de Jeffinho, Eduardo, Júnior Santos e Rafael.

Como chega o São Paulo

O São Paulo reencontrou o caminho das vitórias ao bater o Cruzeiro no último final de semana. A equipe encerrou uma sequência de duas derrotas e um empate, incluindo uma eliminação para o Atlético-MG na Copa do Brasil.

Para enfrentar o Botafogo, o Tricolor pode ter uma novidade na equipe: William Gomes. O jovem de 18 anos vinha se destacou quando entrou no decorrer de jogos e marcou o gol que rendeu o triunfo ao São Paulo diante do Cruzeiro.

Entre os desfalques, estão os lesionados Pablo Maia, Alisson, Patryck e Ferreirinha. O lateral-direito Rafinha e o volante Bobadilla, que cumpriram suspensão contra o Cruzeiro, reforçam a equipe na Libertadores. Assim como o meia-atacante Lucas Moura, preservado no duelo da Série A do Campeonato Brasileiro.

Prováveis escalações

Botafogo: John; Ponte (Vitinho), Bastos, Barboza e Marçal (Alex Telles); Gregore, Marlon Freitas e Savarino; Thiago Almada, Luiz Henrique e Igor Jesus - Técnico: Artur Jorge.

São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo, Bobadilla, Wellington Rato, Luciano (William Gomes) e Lucas; Calleri - Técnico: Zubeldía.

Motivo: Jogo de ida das quartas de final da Libertadores

Data e hora: 18 de setembro de 2024, às 21h30 (de Brasília)

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Esteban Ostojich (URU)

Assistentes: Nicolás Tarán (URU) e Carlos Barreiro (URU)

Árbitro de vídeo: Leodán González (URU)

Onde assistir: Globo, ESPN e Star+

CNN Brasil

Qual sua maior preocupação em relação à seca no rio Madeira nos próximos meses?

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte