Foto: Reprodução/Redes Sociais
Aos 75 anos, a ultramaratonista Rosa Ueda é exemplo de determinação e resiliência. Natural do estado de São Paulo e moradora de Rondônia desde 1977, Rosa começou sua jornada nas corridas aos 71 anos, incentivada por seu treinador Manoel Barbosa. Rosa contou um pouco da trajetória durante o programa Radar Rondônia do SGC.
"Eu comecei em outubro de 2019, e em novembro já estava na minha primeira corrida de 5 km. Nunca tinha corrido antes, mas confiei no meu treinador. Desde então, nunca mais parei. Acho que gostei, né?", relembra Rosa, rindo.
Com foco em corridas de longa distância, Rosa prioriza a resistência ao invés da velocidade. "Hoje eu corro uma, duas, até quatro horas. Não tenho pressa, meu treino é para resistência. A sensação é ótima, mesmo que canse. Você fica sem fôlego, mas é gratificante."
Mesmo enfrentando olhares céticos, Rosa não se deixa abalar pelas críticas, inclusive de seu ortopedista. "Ele me perguntou por que eu queria correr 20 km ou mais. Eu disse: 'Doutor, não estou competindo com ninguém, é comigo mesma.' Hoje, as pessoas criticam menos, mas eu continuo fazendo o que amo", destaca.
Rosa Ueda segue como inspiração para muitas pessoas, mostrando que idade não é barreira para superar limites e viver com propósito.
Portal SGC