Divulgação
O Flamengo complicou sua vida na busca por uma classificação às oitavas de final da Libertadores. Na noite desta quarta-feira (7), o Rubro-Negro saiu na frente, mas abusou dos erros técnicos e cedeu o empate em 1 a 1 para o Central Córdoba no Estadio Único Madre de Ciudades, em Santiago del Estero, após uma atuação desastrosa no segundo tempo. Arrascaeta abriu o placar para o time carioca e Verón fez para os argentinos.
A duas rodadas do fim da fase de grupos, o Flamengo ocupa a terceira posição, com cinco pontos, atrás de LDU e Central Córdoba, que têm oito. Uma vitória contra os equatorianos, na próxima quinta-feira (15), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, é fundamental para o time de Filipe Luís evitar uma eliminação precoce.
Precisando vencer para não se complicar na busca pela classificação, o Flamengo tentou ter o controle da partida desde os primeiros minutos e não demorou a abrir o placar. Com apenas nove minutos, Arrascaeta fez bonita jogada ensaiada com Gerson e De La Cruz e recebeu sozinho na área para bater na saída do goleiro Aguerre e deixar o Rubro-Negro em vantagem na Argentina.
Com mais posse de bola, o Flamengo continuou mandando no jogo e teve outras boas chances para ampliar. A melhor delas veio nos pés de Arrascaeta, que arrancou completamente sozinho após Gerson ganhar dividida de cabeça no meio-campo e saiu na cara de Aguerre, mas dessa vez acabou parando no goleiro argentino.
Nos minutos finais do primeiro tempo, o Flamengo diminuiu seu ritmo e viu o Central Córdoba assustar. Com erros bobos de passe, o time carioca só não cedeu o empate graças a Rossi, que operou um milagre em chute de Abascia na entrada da área e levou a equipe em vantagem para o vestiário.
Na volta para o segundo tempo, o Flamengo adotou uma postura extremamente acuada e chamou o Central Córdoba para o jogo. O time argentino passou a ter mais a bola e não demorou a conseguir o gol de empate: Verón, de cabeça, aos 15 minutos, aproveitando a marcação frouxa da zaga rubro-negra.
Abusando dos erros individuais, o Flamengo se manteve apático após sofrer o gol de empate e cedendo espaços aos donos. Em uma dessas oportunidades, o Córdoba chegou a ter um pênalti assinalado a seu favor após a bola bater na mão de Léo Pereira, mas o VAR salvou os cariocas, já que o zagueiro estava com ela colada ao corpo.
Com o setor ofensivo praticamente nulo e uma postura covarde no segundo tempo, o time de Filipe Luís sequer ameaçou a meta de Aguerre nos 45 minutos finais e volta para casa com o risco de ser eliminado na fase de grupos da Libertadores.
O dia