Foto: Ilia Yefimovich/picture Alliance via Getty Images
As Forças de Defesa de Israel emitiram comunicado, neste sábado (14/10), em que afirmaram preparar ataques por "ar, mar e terra" contra a Faixa de Gaza. As tropas israelenses planejam uma ofensiva contra o Hamas, que domina a região.
O comunicado ainda ressalta que os batalhões e soldados israelenses se preparam para as próximas etapas da guerra, com uma "ênfase significativa em operações por terra".
"Com o suporte de um grande esforço logístico e centenas de milhares de reservistas recrutados, as Forças de Defesa de Israel (FDI) se preparam para implementar uma vasta gama de planos ofensivos operacionais, que podem incluir ataques combinados e coordenados por via aérea, marítima e terrestre", afirma o comunicado.
Também neste sábado (14/10), o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, visitou tropas posicionadas nas proximidades da Faixa de Gaza, na área dos ataques do último sábado (7/10). Na ocasião, segundo a Sky News, ele afirmou que uma nova etapa da guerra estaria chegando.
Nessa sexta (13/10), o Exército de Israel determinou que o norte de Gaza fosse desocupado em 24 horas, o que levantou fortes possibilidades de haver uma invasão por terra de grandes proporções na região.
O prazo de desocupação acabou estendido até as 10h deste sábado (14/10), horário de Brasília. O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Avichay Adraee, que anunciou a medida, detalhou rotas pelo sul do território para a saída dos civis.
Em meio à desocupação, porém, Israel seguiu com ataques na área. Autoridades da Palestina denunciam que mísseis israelenses teriam matado civis que deixavam a região do conflito e que, entre as vítimas, havia mulheres e crianças.
O conflito na região escalou no último sábado (7/10), após um ataque massivo do grupo radical Hamas. Desde então, Israel iniciou uma série de bombardeios na Faixa de Gaza. O número de mortos de ambos os lados passa de 3,2 mil.
ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS
Metrópoles