Foto: Win McNamee/Getty Images
A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, nesta segunda-feira (4/3), que o ex-presidente Donald Trump está apto a disputar as eleições presidenciais norte-americanas, previstas para novembro de 2024.
Com a decisão favorável ao recurso da defesa do ex-presidente, Trump pode continuar sendo pré-candidato pelo Partido Republicano. O ex-presidente respondia por, supostamente, tentar reverter os resultados das eleições de 2020.
Os juízes da Suprema Corte, de maioria conservadora, avaliaram que apenas o Congresso dos EUA deveria determinar se um candidato pode ou não concorrer às eleições. Ou seja, não caberia aos estados fazer tal julgamento.
Essa ação que tramitava na Suprema Corte dos EUA analisou o recurso de Trump a uma decisão da Justiça do estado do Colorado, que determinou que o republicano seria incapaz de concorrer às eleições por ter violado um artigo da Constituição norte-americana.
A Justiça do Colorado argumentou que Trump teria participado da invasão ao Capitólio, em Washington, em 6 de janeiro de 2021.
metrópoles