Divulgação
O rei da Inglaterra, Charles III, cancelou seus compromissos públicos desta sexta-feira (28/3) depois de apresentar efeitos colaterais devido ao tratamento contra o câncer, revelado no ano passado. Segundo anúncio do Palácio de Buckingham, o monarca britânico precisou ser internado.
"Após tratamento médico programado e contínuo para câncer esta manhã, o rei apresentou efeitos colaterais temporários que exigiram um curto período de observação no hospital", disse um porta-voz ao The Sun nesta quinta-feira (27/3). "Os compromissos da tarde de Sua Majestade foram, portanto, adiados", continuou a mensagem.
De acordo com a BBC, Charles passou um curto período internado, mas já retornou à Clarence House, onde teria continuado a trabalhar em documentos de estado e a fazer ligações de seu escritório. Ele cancelou uma visita a Birmingham na sexta-feira (28/3), por recomendação médica.
"Amanhã, ele deveria assumir quatro compromissos públicos em Birmingham e está muito decepcionado por não poder comparecer nesta ocasião", afirma o texto do palácio.
Entenda
À frente da Coroa britânica desde setembro de 2022, após a morte da mãe, a rainha Elizabeth, o rei Charles III está com câncer de um tipo não revelado, conforme foi anunciado pelo Palácio de Buckingham em fevereiro do ano passado.
Desde então, o monarca de 76 anos passou a se submeter a um tratamento, mas "não há avanços" na terapêutica. Foi o que apontou, em janeiro deste ano, a jornalista espanhola especialista em assuntos da realeza Pilar Eyre.
Em dezembro, o rei Charles esteve em Walthamstow, um bairro de Londres. Na ocasião, ele se encontrou com voluntários da comunidade local, colaboradores de serviço de emergência e líderes religiosos.
Um dos participantes perguntou à majestade a respeito do tratamento de câncer e do estado de saúde. Ao ouvir o questionamento, o soberano respondeu: "Ainda estou vivo."
Em apuração com fontes, a correspondente de assuntos da família real salientou que o Palácio de Buckingham teria feito um acordo com a imprensa para não publicar notícias sobre a falta de saúde do rei. "Nada é dito", pontuou Pilar Eyre. A mídia britânica estaria "cumprindo à risca" o trato. Inclusive, o tipo de tumor que acomete o monarca não chegou a ser revelado.
William é o primogênito de Charles, fruto do primeiro casamento do rei, com a saudosa princesa Diana. Quando Charles morrer, ou caso decida renunciar, William assume automaticamente o posto de rei do Reino Unido.
Esposa de William, Kate Middleton se torna a rainha consorte. Com a mudança, a rainha Camilla, cônjuge de Charles III, passa a ter o título de rainha viúva. O primogênito de William e Kate, príncipe George, fica na primeira posição da linha sucessória do trono.
Metrópoles