Após susto com internação, rei Charles faz primeira aparição pública
Tayfun Salci
O Palácio de Buckingham deu um susto em quem acompanha as movimentações dos integrantes da família real britânica. Nessa quinta-feira (27/3), porta-vozes da monarquia anunciaram que o rei Charles III precisou ser hospitalizado após apresentar alguns efeitos colaterais em decorrência do tratamento contra um câncer.
Nesta sexta-feira (28/3), o rei Charles foi visto em público pela primeira vez desde a rápida hospitalização. Na ocasião, o soberano de 76 anos estava de saída da Clarence House, em Londres, e aproveitou para acenar aos súditos presentes no local. Após ser liberado da internação na London Clinic, ainda na quinta-feira, ele voltou para a propriedade real.
Conforme noticiou o portal Express, o rei Charles deixou a Clarence House para descansar na Highgrove House, "palácio" rural do monarca e da esposa, a rainha Camilla. Devido à internação, o soberano teve de adiar todos os compromissos agendados para esta sexta-feira (28/3). Ele iria para Birmingham, cidade inglesa.
No comunicado oficial, o Palácio de Buckingham escreveu: "Após tratamento médico programado e em andamento para câncer esta manhã, o rei apresentou efeitos colaterais temporários que exigiram um curto período de observação no hospital. Os compromissos da tarde de sua majestade foram, portanto, adiados".
"Sua majestade agora retornou à Clarence House e, como medida de precaução, agindo por orientação médica, o programa diário de amanhã também será remarcado. Sua majestade gostaria de enviar suas desculpas a todos aqueles que possam ter se sentido incomodados ou desapontados como resultado disso", finalizou o palácio na mensagem.
Ao site britânico, uma fonte próxima ao rei Charles descreveu a internação como "um pequeno obstáculo em uma estrada que está indo na direção certa". A majestade anunciou o diagnóstico de câncer em fevereiro do ano passado. Até então, ele preferiu não revelar o tipo da doença, embora a imprensa especule que seja no pâncreas.
Entenda o que ocorrerá na monarquia britânica, caso o rei Charles morra ou abdique ao cargo
Como o rei Charles está com câncer, e devido à sua idade avançada - 76 anos -, o príncipe William teria iniciado o processo de transição do trono.
William é o primogênito de Charles, fruto do primeiro casamento do rei, com a saudosa princesa Diana.
Quando Charles morrer, ou caso decida renunciar, William assume automaticamente o posto de rei do Reino Unido.
Esposa de William, Kate Middleton se torna a rainha consorte.
Com a mudança, a rainha Camilla, cônjuge de Charles III, passa a ter o título de rainha viúva.
O primogênito de William e Kate, príncipe George, fica na primeira posição da linha sucessória do trono.
Chris Jackson/Getty Images
metrópoles