Vídeo: Prédio desaba e piscina transborda com terremoto em Bangkok
Reprodução
O terremoto de magnitude 7,7 que atingiu Mianmar, país asiático, nesta sexta-feira (28/3), deixou um rastro de destruição no país e até mesmo em Bangkok, a capital da vizinha Tailânia, a 1,4 mil km de distância. O epicentro foi localizado a 16 km a noroeste da cidade de Mandalay, a segunda maior de Mianmar, com uma população de cerca de 1,5 milhão de pessoas.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram prédios que desabaram, a terra tremendo e pessoas desesperadas. A piscina da cobertura de um edifício em Bangkok transbordou.
O país é atualmente governado por uma junta militar que detém o controle sobre rádio, televisão e jornais. A internet é restrita na região. Ainda não é oficialmente conhecido o tamanho dos estragos por lá.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os relatos são de "danos significativos" na região central do Mianmar. A Cruz Vermelha menciona estradas e prédios públicos com danos. Voos da companhia aérea estatal, a Myanmar National Airlines, foram cancelados.
Até o momento não há um número oficial de mortos. Informações preliminares relatam pelo menos 20 mortos e 43 desaparecidos sob os escombros do prédio que dasabou.
Tremores
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto foi raso, a uma profundidade de apenas 10 km, com o epicentro perto da cidade central de Mandalay, cerca de 50 km a leste da cidade de Monywa.
Não houve relatos imediatos de danos causados pelo terremoto em Mianmar, que está em um estado de caos após um golpe em 2021.
Porém, moradores assustados no centro densamente povoado de Bangkok saíram de condomínios e hotéis altos. A área metropolitana de Bangkok abriga mais de 17 milhões de pessoas, muitas das quais vivem em apartamentos altos.
metrópoles