Mundo

Brasil vai apresentar ao Paraguai investigação sobre suposta espionagem

Chanceleres Mauro Vieira e Rubén Ramírez Lezcano se reuniram, na quinta-feira (10), em Buenos Aires em meio à crise diplomática entre os países


Imagem de Capa

Brasil vai apresentar ao Paraguai investigação sobre suposta espionagem

Reprodução

PUBLICIDADE

O Brasil se comprometeu em apresentar ao Paraguai o relatório da investigação sobre as supostas ações de espionagem que desencadearam uma crise diplomática entre os países.

Os chanceleres Mauro Vieira e Rubén Ramírez Lezcano se reuniram, na quinta-feira (10), em Buenos Aires, para tratar do ocorrido.

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (11), a chancelaria paraguaia informou que "Vieira, ao destacar os laços históricos e o forte relacionamento entre os dois países, informou que seu governo está conduzindo uma ampla investigação para esclarecer os graves fatos ocorridos entre junho de 2022 e março de 2023".

"Concluídas as investigações pertinentes, o governo brasileiro apresentará o relatório solicitado pelas autoridades paraguaias", acrescentou o texto.

O Paraguai ainda informou que os dois ministros das Relações Exteriores concordaram sobre "redirecionar os laços bilaterais" dos países.

O Itamaraty também compartilhou um comunicado sobre a reunião e afirmou que os chanceleres "trataram de formas para avançar na resolução de temas bilaterais, como as negociações sobre o Anexo C do Tratado de Itaipu, obras de infraestrutura e questões de segurança".

"Os ministros discutiram também as apurações em curso no Brasil para esclarecer operação de inteligência determinada previamente em relação ao Paraguai, cujos resultados serão comunicados às autoridades paraguaias tão logo sejam tornados públicos", concluiu a chancelaria brasileira.

cnn brasil

Mais lidas de Mundo
Últimas notícias de Mundo