Mundo

Cardeais participam de missa antes do início do conclave nesta quarta

Homilia durante celebração abordará prioridades do próximo papado


Imagem de Capa

Cardeais participam de missa antes do início do conclave nesta quarta

Reprodução

PUBLICIDADE

Antes do início do conclave, o Colégio Cardinalício se reunirá para uma missa especial às 10h, horário local (5h, horário de Brasília), na Basílica de São Pedro.

A celebração, conhecida como "Pro Eligendo Romano Pontifice", será presidida pelo cardeal Giovanni Re, decano do Colégio Cardinalício.

Durante a celebração, o Cardeal Re fará uma homilia — resultado de conversas com os cardeais reunidos em Roma desde a morte do papa Francisco — expondo as prioridades da Igreja para o próximo papado.

Por volta do meio-dia, os cardeais farão uma pausa para um longo almoço e um último período de reflexão.

Às 16h30 (11h30, horário de Brasília), os clérigos iniciarão a procissão rumo à Capela Sistina.

Uma vez no local eles cantarão "Spiritus Sanctus", um hino latino.

Em um ritual final, todos os 133 cardeais farão um juramento coletivo e individual, prometendo sigilo perpétuo sobre a eleição papal.

A capela entrará então em "extra omnes", ou seja, "todos para fora". As portas serão fechadas para pessoas de fora, deixando os cardeais votarem.

Começa então um jogo de espera. Se sair fumaça branca da chaminé da capela, isso significa que um novo papa foi escolhido — e ele será revelado ao público da sacada da Basílica de São Pedro.

Se a fumaça for preta, significa que nenhum cardeal obteve dois terços dos votos. Um segundo turno — e potencialmente um terceiro, quarto e quinto — será realizado na quinta-feira (8).

Celebração começa com procissão de cardeais

A cerimônia começou com uma procissão do Colégio Cardinalício, em ordem de senioridade, caminhando lentamente pela Basílica de São Pedro em direção ao altar.

Cada um deles se revezou beijando o altar antes de se espalharem para ocupar seus lugares sob o esplendor da basílica.

A última pessoa a entrar foi o cardeal Giovanni Battista Re, Decano do Colégio Cardinalício, que fará a homilia.

Re, que tem 91 anos e, portanto, não pode votar no conclave, também proferiu a homilia no funeral do falecido papa Francisco.

A primeira leitura da missa será a mesma proferida no conclave que elegeu Francisco em 2013.

Homilia durante celebração

Durante o sermão, Battista Re pediu que o novo papa "desperte a consciência de todos".

"Rezemos para que Deus conceda à Igreja um papa que saiba como despertar da melhor forma a consciência de todos e as energias morais e espirituais da sociedade atual, caracterizada por grande progresso tecnológico, mas que tende a esquecer Deus", declarou ele.

O cardeal invocou o Espírito Santo para ajudar os cardeais eleitores a "se prepararem para realizar um ato da mais alta responsabilidade humana e eclesial e para fazer uma escolha de excepcional importância".

cnn brasil

Mais lidas de Mundo
Últimas notícias de Mundo