Mundo

Conclave: cardeais se isolam na Capela Sistina para escolha do papa

Conclave com 133 cardeais começou nesta quarta-feira (7/5) e seguirá até a escolha do sucessor de Francisco


Imagem de Capa

Reprodução/Vaticano Newa

PUBLICIDADE

 Os 133 cardeais eleitores estão reunidos na Capela Sistina, no Vaticano, para escolher o novo papa da Igreja Católica. O início formal da votação ocorreu às 11h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (7/5). A partir desse momento, os cardeais permanecem em isolamento total até que haja consenso sobre o sucessor de Francisco.

Antes de se dirigirem à Capela Sistina, os cardeais participaram da missa "Pro Eligendo Romano Pontifice", celebrada na Basílica de São Pedro. Segundo o Vaticano, mais de 5 mil pessoas assistiram à cerimônia. A celebração marcou oficialmente a abertura do conclave e contou com a presença de todos os cardeais com direito a voto.

Na Sistina, os cardeais acompanharam um canto e fizeram, um por um, o juramento de fidelidade às normas estabelecidas para a eleição papal, incluindo a promessa de sigilo absoluto sobre tudo o que acontece no interior da Capela Sistina.

Depois, o mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias ordenou o extra omnes — expressão em latim que indica que todos os não envolvidos na eleição devem deixar o local.

O mestre e um eclesiástico foram responsáveis por conduzir uma breve meditação espiritual, com foco na responsabilidade dos eleitores e na necessidade de agir com consciência e retidão.

Com a saída dos dois últimos não eleitores, os cardeais fizeram uma oração e escutaram o cardeal decano, Giovanni Battista Re, que verifica se todos estão prontos para iniciar a votação ou se há necessidade de esclarecimentos.

Depois disso, as portas se fecharam e começou o conclave.

Veja foto da Capela Sistina pronta para o conclave:

A votação seguirá até que um dos candidatos obtenha pelo menos dois terços dos votos.

Horários da fumaça

Do lado de fora do Vaticano, fiéis e visitantes acompanham com atenção a chaminé da Capela Sistina. O Vaticano divulgou, nessa terça-feira (6/5), os horários aproximados para a fumaça que indicará ao mundo se a Igreja Católica já tem um novo papa.

O sinal visual sairá da chaminé da Capela Sistina ao final de cada rodada de votação durante o conclave, processo que começou oficialmente nesta quarta, com a entrada dos cardeais eleitores em isolamento.

De acordo com o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, a fumaça será visível em dois momentos principais do dia:

  • De manhã: entre 5h30 e 7h (horário de Brasília)
  • A tarde: entre 12h30 e 14h (horário de Brasília)

No entanto, no primeiro dia de conclave, quarta, a primeira fumaça está prevista apenas para depois das 14h, já que os cardeais começarão as votações por volta das 11h30.

Nos dias seguintes, só haverá fumaça nos horários secundários da manhã e da tarde (7h e 14h).

Sendo assim, a fumaça só sairá da chaminé da capela nos primeiros horários da manhã e da tarde (5h30 e 12h30), caso o papa tenha sido eleito.

  • Fumaça preta: indica que não houve consenso
  • Fumaça branca: quando um novo papa é escolhido.

Metropoles

Mais lidas de Mundo
Últimas notícias de Mundo