Mundo

Homem descobre diagnóstico de câncer cerebral após sentir constantemente cheiro de caramelo

Saudável e sem queixas relevantes, após os episódios constantes de cheiro de caramelo, ele resolveu fazer exames


Imagem de Capa

Divulgação

PUBLICIDADE

Um homem britânico, de 57 anos, chamado Costa Fantis, chamou a atenção ao relatar que descobriu o diagnóstico de câncer após sentir constantemente um cheiro de caramelo, que surgia repentinamente e sumia segundos depois.

Saudável e sem queixas relevantes, após os episódios constantes de cheiro de caramelo, ele resolveu fazer exames. Assim, uma biópsia revelou o diagnóstico de um glioblastoma em estágio 4, a forma mais agressiva de câncer cerebral.

"A vida de todos nós virou de cabeça para baixo. Não demos muita importância no começo. Era só um cheiro doce que ele sentia de vez em quando", contou Antonio Fantis, de 27 anos, filho de Costa, em entrevista ao jornal The Mirror.

Na vida profissional, o homem administrava uma loja de salgadinhos e possuía uma rotina ativa. A única queixa mais aparente era uma alteração incomum no olfato. Desse modo, o cheiro recorrente, que hoje a família acredita ter sido causado por mini convulsões olfativas, foi o único alerta de que algo não estava certo.

O homem iniciou o tratamento padrão oferecido pelo sistema público de saúde do Reino Unido, com sessões de quimioterapia e radioterapia. Entretanto, com as alternativas bastante limitadas, a família optou por buscar tratamentos em outros países, como uma vacina personalizada na Alemanha. 

O valor do tratamento é um empecilho, uma vez que pode chegar a 464 mil libras, o equivalente a mais de R$ 3,4 milhões. Apesar das dificuldades, amigos e familiares de Costa Fantis organizaram uma campanha de arrecadação e já levantaram metade do valor. 

"Ele sempre ajudou todo mundo e agora estamos vendo essa ajuda voltar. A comunidade tem sido incrível. Ele tem netos, foi técnico de futebol e rúgbi, sempre presente na vida de todos. E é um lutador e vai enfrentar essa doença como enfrentou todas as dificuldades da vida", concluiu Antonio.


Terra

Mais lidas de Mundo
Últimas notícias de Mundo