Mundo

Lula marca reunião virtual com líderes do Brics em reação ao tarifaço

Líderes do bloco devem alinhar um posicionamento conjunto contra as tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump


Imagem de Capa

Lula marca reunião virtual com líderes do Brics em reação ao tarifaço

Rafa Neddermeyer/BRICS Brasil/PR

PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará, na próxima segunda-feira (8/9), uma reunião virtual com representantes de países do Brics em meio ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A expectativa é que os líderes discutam um posicionamento conjunto do bloco frente à política tarifária protecionista do governo norte-americano. O Brasil e a Índia, membros do grupo, foram os países mais penalizados com as sobretaxas determinadas pelo republicano — ambos com taxas de 50% sobre importações.

Nas últimas semanas, o presidente Lula tem conversado com líderes estrangeiros em um esforço de marcar posição contra o tarifaço e ampliar parcerias comerciais.

O chefe do Planalto já falou por telefone com os presidentes da China, Xi Jinping; da Rússia, Vladimir Putin; da França, Emmanuel Macron; além do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Ele também recebeu visitas de líderes do Panamá, Equador e Nigéria.

Em julho, por ocasião da reunião de cúpula do Brics, os membros acordaram uma declaração de líderes que criticava o "aumento indiscriminado de tarifas" e medidas protecionistas de comércio. O texto acabou sem menção aos Estados Unidos. No dia seguinte à declaração, Trump passou a ameaçar aliados do bloco com tarifas.


metropoles

Mais lidas de Mundo
Últimas notícias de Mundo