Mundo

Audiência evidencia que travessia em Costa Marques trará mais desenvolvimento

A ideia proposta na audiência é de se ter uma travessia feita por balsa e, num primeiro momento, atuando de forma sazonal.


Imagem de Capa

Senador Acir profere discruso em favor da travessia

Fernando Pereira

PUBLICIDADE

Ao participar da Audiência Pública promovida pela Assembleia Legislativa ao lado do Forte Príncipe de Beira na tarde desta quinta-feira (23), em Costa Marques, o empresário e ex-senador Acir Gurgacz (PDT), parabenizou a propositora da audiência, a Deputada Estadual Gislene Lebrinha (União), e pontuou que a consolidação de uma travessia que seja adequada a transações comerciais de maior porte, vai trazer desenvolvimento não somente para Costa Marques e os municípios da BR-429, "porque Rondônia como um todo será beneficiada, pois é uma rota a mais que se cria de acesso à Bolívia para quem temos muito a vender e de quem temos muito a comprar".

A ideia proposta na audiência é de se ter uma travessia feita por balsa e, num primeiro momento, atuando de forma sazonal. "O que se busca é dar início a esse novo processo de integração, pois o tempo brevemente mostrará a viabilidade inclusive da construção de uma ponte", explicou Gislaine Lebrinha (União).

Da parte Boliviana, muitas autoridades comparecerem à audiência, inclusive o governador do estado do Beni, vizinho ao estado de Rondônia, Alejandro Unzueta, que disse que da parte boliviana está tudo definido, inclusive a parte aduaneira. "Nos resta somente saber qual a localização exata do ponto de travessia para que possamos, dentre em breve, abrir uma estrada que interligará a travessia à nossa estrada principal de saída para as demais regiões do país", disse o governador boliviano.

Da parte brasileira, conforme exposto na audiência, estamos com entrave aduaneira, mas a solução seria, via Governo Federal, fazer a Receita Federal de Ji-paraná atuar de forma extensiva no período sazonal de funcionamento da balsa com foco nas transações de mercadorias. Estudos de viabilidade para se entender o melhor ponto de travessia, detectou ser o mais adequado, principalmente pelas condições geográficas, a região próxima ao Forte Príncipe da Beira, daí a razão de a audiência ter sido feita ao lado do monumento histórico.

"Só fato de ficarem sabendo da audiência, representantes de três grandes empresas já me procuraram com interesse de se instalarem no município. Segundo os cálculos que fiz, mediante ao que me passaram de informações, somente essas três empresas vão nos proporcionar entre 300 e 600 empregos diretos. Estamos bastante animados e esperamos que esse projeto se concretize o mais depressa possível", disse o prefeito de Costa Marques, Dr. Fabiomar (União).

MÍDIA

O Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC), de olho nesse desenvolvimento e buscando integrar a população da região também através da comunicação, já está atuando para investir na expansão de seus veiculos de comunciação. Atualmente, a emissora já conta com a Rádio Portal FM, em Costa Marques, que faz parte da transmissão em rede que está abrangendo, através da SGC FM, mais de 35 municípios.  Nos próximos dias, uma emisora de rádio do grupo também será aberta em São Francisco do Guaporé. Além disso, a Rede Tv! também será levada para a região, assim como o Portal SGC e o Jornal Diário da Amazônia. "Nosso objetivo é acomponhar essa evolução da região e proporcionar às pessoas meios de se informarem com qualidade, profisionalismo e verdade', destacou Acassio Figueira, diretor do executivo do SGC. 

Fernando Pereira

Mais lidas de Mundo
Últimas notícias de Mundo