Mundo

VÍDEO: incêndio destrói pavilhão de templo budista de 1.500 anos

O incêndio de grandes proporções atingiu o Templo Yongqing


Imagem de Capa

VÍDEO: incêndio destrói pavilhão de templo budista de 1.500 anos

Divulgação

PUBLICIDADE

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Templo Yongqing, na cidade de Zhangjiagang, província de Jiangsu, na China, na madrugada desta quinta-feira (13) de novembro de 2025 (horário local). O fogo destruiu parte da milenar estrutura, considerada um dos templos budistas mais antigos do país, com quase 1.500 anos de história.

As chamas tiveram início por volta das 11h da manhã (horário local) e se alastraram rapidamente, consumindo o Pavilhão Wenchang. Construído em madeira e seguindo o tradicional design chinês, o pavilhão foi a área mais atingida.

A ação dos bombeiros conseguiu controlar o incêndio ainda no mesmo dia, e as autoridades confirmaram que não houve vítimas. No entanto, a perda material é irreparável: o Pavilhão Wenchang foi completamente destruído, restando apenas parte carbonizada de sua estrutura.

O Templo Yongqing, localizado aos pés da Montanha Fênix, foi erguido por volta do ano 536 d.C., durante o período das dinastias do Sul. Ao longo dos séculos, ele se consolidou como um importante símbolo da cultura budista na região, sendo um ponto de peregrinação para fiéis e atração turística devido à sua arquitetura e história milenar.

A parte destruída, embora fosse uma reconstrução moderna que respeitava minuciosamente o design original — com seus telhados curvos e esculturas ornamentadas —, representava uma conexão direta e vital com o passado do templo. Sua perda está sendo encarada como uma grande tragédia cultural para a China.

As autoridades locais já iniciaram uma investigação para determinar a causa exata do incêndio. Enquanto isso, equipes de restauração e especialistas em patrimônio estão avaliando os danos e estudando as melhores formas de preservar o que restou da estrutura.

O restante do complexo do Templo Yongqing não foi gravemente afetado, o que traz a esperança de que o local possa continuar servindo como um espaço de oração e visitação, mantendo viva parte de sua história milenar.


d24am

Mais lidas de Mundo
Últimas notícias de Mundo