Jesus Vargas/Getty Images
Depois que começou a valer a designação de que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, é considerado terrorista pelo governo dos Estados Unidos a partir desta segunda-feira (24/11), o governo venezuelano chamou a "invenção" do secretário de Estado americano Marco Rubio de "rídicula".
Em nota oficial, divulgada em sua conta no Telegram, o Ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil, afirmou: "A República Bolivariana da Venezuela rejeita categórica, firme e absolutamente a mais recente e ridícula invenção do Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, que designa o inexistente Cartel de Los Soles como organização terrorista, repetindo assim uma mentira infame e vil para justificar uma intervenção ilegítima e ilegal contra a Venezuela, sob o clássico modelo estadunidense de mudança de regime. Esta nova manobra terá o mesmo destino das agressões anteriores e recorrentes contra o nosso país: o fracasso".
Segundo o governo dos Estados Unidos, o Cartel de los Soles é liderado por Nicolás Maduro e outros indivíduos de alto escalão do regime ilegítimo de Maduro, que "corromperam as forças armadas, a inteligência, o legislativo e o judiciário da Venezuela.
Para os EUA, nem Maduro nem seus aliados representam o governo legítimo da Venezuela. O Cartel de los Soles, juntamente com outras FTOs designadas, incluindo o Tren de Aragua e o Cartel de Sinaloa, seria responsável por atos de violência terrorista em todo o hemisfério, bem como pelo tráfico de drogas para os Estados Unidos e a Europa".
O governo da Venezuela alega que o Cartel de Los Soles sequer existe.
"Os Estados Unidos continuarão a utilizar todas as ferramentas disponíveis para proteger os seus interesses de segurança nacional e negar financiamento e recursos a narcoterroristas", concluiu o governo americano em nota.
Metrópoles