Divulgação
Todos os anos, na véspera de Natal, uma tradição curiosa e encantadora se repete: o monitoramento oficial do trenó do Papai Noel pelo Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD).
O projeto é conduzido a partir da Base da Força Espacial Peterson, em Colorado Springs, e envolve um comando militar conjunto dos Estados Unidos e do Canadá.
É possível acompanhar a viagem do Bom Velhinho no site do Norad, através deste link.
Criado há cerca de 70 anos, o "NORAD Tracks Santa" nasceu de forma inusitada, após um anúncio com um número de telefone errado levar crianças a ligarem diretamente para a central militar. Desde então, a ação se transformou em uma tradição anual que combina tecnologia real, espírito natalino e comunicação com o público.
Durante a noite de Natal, a tecnologia da Base utiliza radares, satélites, sensores infravermelhos e aviões de caça para "rastrear" simbolicamente o trenó do bom velhinho enquanto ele percorre o mundo entregando presentes.
As informações são divulgadas em tempo real por meio do site oficial do projeto, redes sociais e atendimentos telefônicos feitos por centenas de voluntários.
Segundo a tradição, o Papai Noel inicia sua viagem pelos primeiros países a virar o dia, no Pacífico Sul, e segue sempre de leste para oeste, aproveitando a escuridão da noite para completar sua missão enquanto as crianças dormem. O monitoramento acompanha todo esse trajeto até a chegada às Américas.
A CNN Brasil já contou a história completa da origem dessa tradição que atravessa gerações e segue encantando adultos e crianças ao redor do mundo.
Tradicionalmente a jornada começa pelas ilhas do Pacífico Sul, os primeiros lugares do mundo a receberem os presentes. Em seguida, ele passa pela Nova Zelândia e Austrália, antes de seguir para grandes centros da Ásia, como Japão, Coreia do Sul e China.
Nas horas seguintes, o trenó cruza o continente africano e avança para a Europa. Países como Grécia, Itália, França, Alemanha e Reino Unido costumam receber a visita entre o fim da tarde e o início da noite, no horário brasileiro.
CNN