Mundo

Coreia do Norte é acusada de violar trégua com a Coreia do Sul

De acordo com militares sul-coreanos, a Coreia do Norte instalou cercas de arame farpado na fronteira entre os dois países


Imagem de Capa

Kim Jae-Hwan/Getty Images

Instagram Facebook Youtube Twitter

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS
PUBLICIDADE

O governo da Coreia do Sul acusou a Coreia do Norte de violar o acordo de armistício, que colocou fim à guerra em 1953, após a instalação de cercas próximo a fronteira entre os dois países. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (22/6) pela mídia estatal sul-coreana.

De acordo com o Estado-Maior Conjuntos (JCS) da Coreia do Sul, militares norte-coreanos teriam instalado cercas de arame farpado a cerca de 80 a 90 metros da Linha de Demarcação Militar (LDM) — a fronteira terrestre entre os dois países.

O local também separa ao meio a Zona Desmilitarizada (ZDM) entre as Coreias, uma faixa de 4 km de largura, sendo 2 km para cada lado.

"A instalação de barreiras pelas forças armadas norte-coreanas ao longo da Linha de Demarcação Militar (MDL) constitui uma clara violação do Acordo de Armistício, e nossas forças armadas continuarão a responder em estreita cooperação com o Comando das Nações Unidas (UNC)", informou o Estado-Maior Conjunto (JCS) sul-coreano.

Até o momento, o governo da Coreia do Norte ainda não se pronunciou sobre as acusações.

O episódio surge meses após o país liderado por Kim Jong-un alterar a Constituição norte-coreana, e descartar temas relativos a possível reunificação entre as duas nações.

Coreia do Sul e Coreia do Norte estão oficialmente em guerra desde a década de 1950, apesar de um acordo de armistício assinado em 1953, que impôs um cessar-fogo entre os dois países.

Metrópoles


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Mundo veja mais
Últimas notícias de Mundo veja mais