Operação Setembro Verde: PF e Ibama combatem crimes ambientais na Terra Indígena Sete de Setembro
Foto: Divulgação/PF
Entre os dias 31 e 2 de agosto, a PF (Polícia Federal) em conjunto com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) deflagrou a Operação Setembro Verde na Terra Indígena Sete de Setembro, localizada em Rondônia. O objetivo da operação foi identificar e combater atividades ilegais de extração de madeira e garimpo, que têm causado danos significativos ao meio ambiente na região.
As investigações que precederam a ação apontaram indícios de práticas criminosas na área de preservação ambiental, o que motivou o início da operação em conjunto com agentes especializados em crimes ambientais.
ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS
Durante a ação, foram realizadas operações de fiscalização e monitoramento na região, o que resultou na localização e inutilização de um acampamento improvisado utilizado para fins ilegais, bem como na apreensão de motores utilizados para o garimpo. Ademais, um caminhão também foi apreendido durante a operação.
Os responsáveis pelas atividades ilegais identificadas serão processados e responderão pelos crimes de desmatamento, extração ilegal de recursos naturais e invasão de terra indígena, crimes punidos severamente pela legislação ambiental.
O nome da Operação, Setembro Verde, foi escolhido em referência ao nome da Terra Indígena Sete de Setembro, bem como à ideia de recuperação dos danos causados pela extração ilegal de minério e pelo desmatamento, especialmente o corte raso, que ameaça gravemente o ecossistema local, em especial a flora.
Leia também:
Deputado Pedro Fernandes sugere decreto de calamidade pública na Saúde de Rondônia
Servidor público e mais quatro pessoas são denunciadas por fraudes na concessão de auxílio do INSS
Redação - Portal SGC