Operação Hydra: PF combate extração ilegal de madeira em Terra Indígena de Rondônia
Divulgação/PF
A Polícia Federal, em colaboração com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), deflagrou na quarta-feira (9) uma ação com objetivo de combater crimes ambientais na Terra Indígena Rio Mequéns. A TI fica localizada em Alto Alegre dos Parecis (RO).
A "Operação Hydra" foi desencadeada a partir de "análises e investigações preliminares que indicaram a prática contínua de extração ilegal de madeira na região". Isso foi confirmado por meio de imagens de satélite que apontavam as atividades ilegais.
Para otimizar os resultados, os trabalhos foram realizados em múltiplas frentes simultaneamente, visando identificar áreas de desmatamento e os responsáveis pelos delitos. Um efetivo de aproximadamente 40 policiais federais e servidores do Ibama participaram da ação.
Até o momento, já foi feita a inutilização de maquinários, estruturas e bens empregados nas atividades criminosas. Além disso, no total, foram neutralizados seis serrarias móveis, cinco acampamentos, seis caminhões, dois tratores e sete motocicletas.
As investigações continuam até que sejam identificados os autores dos crimes e os receptadores das madeiras retiradas da terra indígena, buscando responsabilizar todos os envolvidos nesse esquema ilegal.
A população pode denunciar pelo telefone (69) 3316-1600 onde o anonimato é garantido, se assim for solicitado.
ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS
Redação SGC