Navegação noturna é restringida no rio Madeira em Porto Velho
Foto: Divulgação/Prefeitura
A Defesa Civil informou que a navegação noturna no rio Madeira, na região de Porto Velho (RO), foi restringida. Em 3 de agosto a Delegacia Fluvial decretou a proibição de navegação noturna de embarcações com calado superior a 2,20 metros.
O nível do rio, conforme a Defesa Civil, baixou de 3,56 metros na semana passada para 2,98 metros nos últimos três dias, colocando o rio em cota de alerta.
Quando o nível do rio fica abaixo de 4 metros, a Capitania Fluvial emite uma portaria que restringe a navegação noturna de embarcações com calado superior a 2,20 metros.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Elias Ribeiro Barros, ressaltou a importância dos cuidados necessários ao lidar com o rio. Ele mencionou a preocupação com praias e barrancos suscetíveis a desmoronamentos, destacando a necessidade de precaução por parte de banhistas, pescadores e moradores que residem nas proximidades do rio.
O monitoramento das condições do rio é realizado com base em informações fornecidas por órgãos como a ANA (Agência Nacional de Águas), o CPRM (Serviço Geológico do Brasil) e o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento de Alerta de Desastre Natural), que monitoram áreas de risco.
Em emergências, o telefone da Defesa Civil é 199, com atendimento das 8h às 18h. Há também um plantão de 24 horas, disponível no número (69) 98473 2112.
ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS
Redação - Portal SGC