Plantão de Polícia

Diretor do IFRO de Ariquemes é afastado do cargo após operação da PF contra fraude

Operação Água Benta ocorreu em parceria com Controladoria-Geral da União


Imagem de Capa

Foto: Divulgação/PF

PUBLICIDADE

O diretor do IFRO (Instituto Federal de Rondônia) de Ariquemes (RO) foi afastado do cargo após operação da PF (Polícia Federal) contra fraude. A Operação Água Benta ocorreu em conjunto com a Controladoria-Geral da União, nesta quarta-feira (23). A ação tem como foco a investigação de crimes relacionados a fraude em licitação e lavagem de dinheiro em contratos firmados pelo IFRO.

Foram executados seis mandados de busca e apreensão em Ariquemes e Colorado do Oeste (RO). Adicionalmente, houve uma decisão judicial determinando o afastamento cautelar do diretor do campus.

A investigação identificou irregularidades em um Pregão Eletrônico promovido pelo IFRO Ariquemes, voltado para a aquisição de água mineral e gás de cozinha no valor de R$ 129.229,74. A empresa vencedora era de propriedade do próprio diretor do campus, que utilizou o nome de sua esposa como intermediária para ocultar a verdadeira titularidade.

Em 2022, a empresa do diretor do campus Ariquemes obteve cerca de R$ 600 mil em contratos com o IFRO. Foi constatado que outra empresa contratada no processo era, na realidade, uma igreja, emprestando seu nome para dissimular que a verdadeira prestadora dos serviços era a empresa do diretor do IFRO. Pagamentos por serviços prestados eram direcionados a essa empresa.

Nenhuma das empresas envolvidas tinha funcionários registrados, indicando que se tratavam de empresas de fachada.

Se condenados, os suspeitos podem enfrentar penas que, somadas, podem chegar a 18 anos de reclusão. O nome da operação faz alusão ao fato de que uma das empresas contratadas pelo IFRO era, na verdade, uma igreja.

ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS

Redação - Portal SGC

Mais lidas de Plantão de Polícia
Últimas notícias de Plantão de Polícia