Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução da Internet
As DEAMs (Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher) em Rondônia, reforçaram suas ações no âmbito da operação Shamar, realizada neste mês de agosto. A operação, que teve alcance nacional, é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), em conjunto com o Ministério das Mulheres e o Colégio de Coordenadores das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar dos Tribunais de Justiça Estaduais.
O principal foco da operação foi o combate à violência doméstica, em especial o feminicídio, através de ações integradas entre diversas Forças de Segurança. Sob o lema "Shamar", palavra em hebraico que significa "cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar", a operação visou a celeridade após investigações e resultou na execução de dezenas de mandados de prisão.
Participaram ativamente da operação a Polícia Civil, Militar e Penal, o Corpo de Bombeiros e outras instituições colaboradoras. As ações englobaram aspectos preventivos, ostensivos, educativos e repressivos, para abordar de forma abrangente a questão da violência familiar doméstica.
A Polícia Civil reforçou a importância do papel da população na luta contra a violência doméstica. Em caso de suspeita ou ocorrência de violação dos direitos das mulheres, a orientação é procurar uma delegacia especializada ou entrar em contato através dos números disponíveis. A Central de Atendimento à Mulher, vinculada ao Ministério das Mulheres, pode ser acessada através dos números 180 e 181. Além disso, a população também pode realizar denúncias ligando para o número 197 da Polícia Civil.
Com a operação Shamar, a Polícia Civil reitera seu compromisso na proteção e defesa das mulheres, intensificando esforços para coibir a violência doméstica e garantir um ambiente seguro e respeitoso para todos.
ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS
Redação - Portal SGC