Plantão de Polícia

PF e Ibama deflagram Operação Desintrusão II em combate a invasões de terras indígenas

Objetivo de combater crimes ambientais ocorrendo nas Terras Indígenas Uru-Eu-Wau-Wau e 7 de Setembro, em Rondô


Imagem de Capa

PUBLICIDADE

A PF (Polícia Federal), em colaboração com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizou, entre os dias 29 e 31 de agosto, a segunda fase da Operação Desintrusão, com o objetivo de combater crimes ambientais ocorrendo nas Terras Indígenas Uru-Eu-Wau-Wau e 7 de Setembro, em Rondônia.

A operação envolveu 15 agentes federais especializados em crimes ambientais, com apoio aéreo do Comando de Aviação Operacional, além de dois servidores do Ibama. Ela foi iniciada após investigações apontarem atividades ilegais nessas áreas de preservação.

Durante as incursões, foram descobertos vários locais de desmatamento com árvores derrubadas, um acampamento improvisado, quatro motores usados para atividades de garimpo, três caminhões carregados com madeira, duas motocicletas, mil litros de óleo diesel e cerca de 120 metros cúbicos de madeira em tora, todos os quais foram apreendidos e inutilizados.

As Terras Indígenas Uru-Eu-Wau-Wau e 7 de Setembro são habitadas por comunidades que buscam preservar suas culturas e modos de vida tradicionais, bem como têm importância cultural e histórica para Rondônia. Além disso, essas áreas desempenham um papel crucial na conservação da biodiversidade local e na manutenção do equilíbrio ecológico.

A Polícia Federal reafirma seu compromisso com a proteção do meio ambiente e a garantia dos direitos das comunidades indígenas. Ela enfatiza a importância da colaboração de toda a sociedade na denúncia de atividades ilegais que ameacem os recursos naturais e a vida das comunidades indígenas.


Redação - Portal SGC

Mais lidas de Plantão de Polícia
Últimas notícias de Plantão de Polícia