Foto: Divulgação/PF
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) deflagrou, nesta sexta-feira (1º), a Operação Bank, direcionada a desmantelar uma organização criminosa especializada em furtos a agências bancárias. A operação, composta por várias forças policiais, busca responsabilizar os envolvidos em uma série de crimes que atingiram bancos da região.
Conforme informações obtidas pelo Portal SGC, a investigação começou em novembro de 2023, após o furto de aproximadamente R$ 221.950,00 de uma agência da Caixa Econômica Federal em Porto Velho.
Segundo a Polícia Federal, o grupo arrombava os prédios para acessar o interior dos bancos e mantinha um esquema de retirada e retorno ao local para evitar suspeitas durante o acionamento dos alarmes.
No caso da agência da Caixa, os invasores permaneceram nas dependências do banco entre os dias 17 e 20 de novembro de 2023, saindo e voltando ao local sempre que o alarme disparava. Somente no último dia, o sistema de segurança detectou a movimentação, acionando uma cortina de fumaça e forçando a fuga dos envolvidos.
A 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia expediu dez mandados de busca e apreensão. A operação contou com a participação de 29 policiais. Os investigados, que poderão responder por organização criminosa e furto qualificado, estão sujeitos a penas de até 15 anos de reclusão, além de outras penalidades a serem avaliadas durante o processo.
A FICCO de Rondônia é formada pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Militar e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), tendo como missão o combate conjunto ao crime organizado no estado.
Portal SGC