O Ministério Público de Rondônia (MPRO) deflagrou, nesta quinta-feira (28), a Operação Dionísio para investigar crimes relacionados à contratação ilegal, peculato, fraude em licitação e falsidade ideológica na organização de eventos como a Expoviola 2023 e as edições de 2023 e 2024 da Expovel.
Segundo o MPRO, a Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) direcionou parcerias com entidades sem capacidade técnica para administrar recursos públicos, envolvendo um total superior a R$ 13 milhões. A investigação apontou que os eventos foram usados para beneficiar dirigentes das entidades contratadas, que superfaturaram shows, exploraram comercialmente camarotes e desviaram recursos.
A Justiça determinou buscas, apreensões, suspensão de repasses públicos para as entidades investigadas e o afastamento de um secretário de Estado e de uma servidora pública por 90 dias. O nome da operação faz alusão a Dionísio, deus grego das festas e do vinho, em referência aos desvios em eventos destinados ao entretenimento popular.
Confira a íntegra da nota divulgada pelo secretário da Sejucel, Júnior Lopes
Obrigado pelo apoio de todos neste momento, saibam que vivemos tempos de perseguição política e verdadeira deslealdade.
Porém saibam que minha trajetória é pautada em lealdade, integridade, honestidade e respeito em tudo que eu faço.
Joguei futebol profissional durante 20 anos onde ganhava literalmente 10 x mais do que hoje, e entreguei um contrato de 3 anos no cemitério para meu pai Lourival Becão, abandonando a carreira para cuidar da minha família.
Portanto se eu estivesse interessado em ganhar dinheiro teria continuado no futebol.
O dinheiro público para mim nada mais é um canal para abençoar vidas da população promovendo políticas públicas íntegras e transparentes.
Agradeço ao Governador Marcos Rocha, vice Governador Sergio e Junior Gonçalves por confiarem e acreditarem em mim.
Pois minha família e todos que me cercam sabem da minha índole.
Conheçam as árvores pelos seus frutos.
Neste momento sabemos quem realmente está conosco por isso agradeço a todas as mensagens recebidas.
Eu Farei de tudo para provar e demonstrar minha integridade como ser humano, sou exemplo para crianças e jovens do Estado inteiro e não será uma operação que entendo pois trata-se do trabalho dos órgãos fiscalizadores quando recebem denúncia de averiguar, porém não Irá denegrir minha imagem.
Já deixo claro a todos não tenham dúvidas de nada pois sou Homem de caráter e não temo a nada e nem a ninguém.
Sabendo que tenho a Confiança de todos vocês vou debater com qualquer um.
Pois Deus é quem me justifica.
Vim de infância pobre e sei o que é morar na periferia e nunca fazer nada de errado e não será hoje que tenho condições que iria me corromper por recurso nenhum.
Isso é covardia, o que tenho posso viver muito bem com minha família e não preciso.
Então vou voltar para Sejucel palavra do Governador que acredita em mim e vou trabalhar mais forte ainda até o final dos 4 anos honrando o Governador Marcos Rocha, Sergio, Junior e todos do Governo com meu trabalho que venho fazendo.
Fazer Cultura e Esporte neste Estado tem sido um desafio, onde estas áreas muitas vezes são marginalizadas, porém para mim é um meio de transformação de vidas.
Retomamos vários eventos gigantes neste 1 ano e 10 meses :
Duelo na Fronteira após 7 anos
Flor do Maracuja após 3 anos
Expovel após 11 anos
Jogos intermunicipais de Rondônia JIR. Após 3 anos.
E todos os Fomentos de eventos culturais e esportivos do Estado, Estamos fazendo a diferença na vida das pessoas e essa é minha missão, e irei cumprir até o final pois se trata do meu propósito de vida.
Obrigado.
Portal SGC