Foto: Divulgação/PMRO
Em apenas dois dias da operação Aliança pela Vida, Moradia Segura, realizada nos condomínios populares Morar Melhor e Orgulho do Madeira, em Porto Velho, a Polícia Militar de Rondônia registrou resultados expressivos no combate ao crime e às irregularidades. Foram recapturados quatro foragidos da Justiça, cumpridos dois mandados de prisão, apreendidos um revólver, três carregadores de pistola, 30 munições de diferentes calibres, dois rádios comunicadores e realizadas duas ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas.
Além disso, as equipes efetuaram o desligamento de 80 ligações clandestinas de energia elétrica e 70 de fornecimento de água, reforçando a fiscalização contra práticas irregulares.
Com previsão de duração de até 90 dias, a operação tem como objetivo desarticular organizações criminosas, recuperar áreas degradadas e promover governança integrada, garantindo a segurança e a qualidade de vida dos moradores. As ações contam com a parceria de órgãos como a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), Defensoria Pública, Ministério Público, CAERD, Energisa, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Politec e Prefeitura de Porto Velho.
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Régis Braguin, a operação também enfrenta problemas como invasões de unidades habitacionais, furtos de água e energia elétrica, uso das áreas para atividades ilícitas, degradação dos imóveis e abandono por parte de proprietários legítimos.