Plantão de Polícia

Polícia Federal realiza operação contra garimpo ilegal em território indígena em Rondônia

Foram destruídos quatro motores, um gerador, dois acampamentos e uma pá-escavadeira


Imagem de Capa

Foto: PF/RO

PUBLICIDADE

A Polícia Federal, com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), deflagrou a Operação Duo, com o objetivo de combater a exploração ilegal de minerais e promover a retirada de garimpeiros da região do Garimpo Lajes, situado na Reserva Indígena Roosevelt, no município de Espigão do Oeste (RO), e no Rio Capitão Cardoso, localizado na divisa entre os estados de Rondônia e Mato Grosso.

A ação visou desarticular frentes de garimpo ilegal e inutilizar equipamentos utilizados na prática criminosa, buscando impedir novos ciclos de exploração ilícita na área. Como resultado da operação, foram destruídos quatro motores, um gerador, dois acampamentos e uma pá-escavadeira.

A Polícia Federal informou que realiza monitoramento contínuo da exploração ilegal na região e reforçará a fiscalização para garantir a preservação ambiental e a proteção dos territórios indígenas, que têm sofrido impactos significativos devido às atividades predatórias. Os envolvidos na exploração ilegal poderão responder pelos crimes de extração ilegal de minério pertencente à União e por crimes ambientais. Além disso, caso sejam encontrados indícios adicionais, poderão ser indiciados por associação criminosa ou organização criminosa.

Portal SGC

Mais lidas de Plantão de Polícia
Últimas notícias de Plantão de Polícia