Plantão de Polícia

Ji-Paraná sedia aula inaugural da turma 2025 do Programa Polícia Militar Mirim de Rondônia

O evento marcou o início de mais uma jornada de formação cidadã voltada a crianças e adolescentes


Imagem de Capa

assessoria

PUBLICIDADE

O município de Ji-Paraná foi palco da Aula Inaugural da turma 2025 do Programa Educacional Polícia Militar Mirim de Rondônia (PROEPM). A solenidade aconteceu no auditório da Igreja Evangélica Assembleia de Deus e contou com a presença do governador do Estado, coronel Marcos Rocha, além de diversas autoridades civis e militares.

O evento marcou o início de mais uma jornada de formação cidadã voltada a crianças e adolescentes, por meio de um programa que promove disciplina, respeito, responsabilidade social e valores cívicos.

Para o coronel Braguim, comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, o Polícia Militar Mirim é um dos principais projetos sociais da corporação. "É um programa que está sendo ampliado com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (SEAS), e que tem gerado impactos positivos na vida de centenas de jovens", destacou.

O PROEPM está presente em 16 municípios de Rondônia, oferecendo atividades como aulas de oratória, noções de militarismo, educação financeira, direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), prevenção à violência doméstica, além de outras ações voltadas ao fortalecimento da cidadania.

De acordo com o tenente-coronel Elias, o 2º Batalhão da Polícia Militar é responsável por acompanhar 280 alunos do programa, distribuídos entre as cidades de Ji-Paraná, Presidente Médici, Ouro Preto do Oeste e Nova União. Somente em Ji-Paraná, são mais de 110 alunos beneficiados.

O Governo de Rondônia tem como meta atender 1.595 crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos de idade em todo o estado, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e preparados para os desafios sociais e profissionais.

A Polícia Militar Mirim é uma iniciativa que busca acolher adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social, oferecendo um ambiente favorável ao desenvolvimento de habilidades afirmativas, fortalecimento de vínculos familiares e escolares, e construção de um futuro mais digno e promissor.


Leandro Pereira/SGC



NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Plantão de Polícia
Últimas notícias de Plantão de Polícia