Foto: Reprodução
O Barco Hospital Walter Bártolo, embarcação de atendimento médico do Governo de Rondônia, afundou na madrugada desta quarta-feira (30) no rio Mamoré, na região de Guajará-Mirim (RO). A unidade fluvial estava atracada pouco antes de descer o curso do rio e parar em uma área de cachoeira, segundo as primeiras informações.
Conforme informações obtidas pelo Portal SGC, o incidente aconteceu por volta das 2h. Ainda não há confirmação sobre feridos ou sobre os danos estruturais à embarcação. Equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) se mobiliza para apurar as causas do acidente e tomar as medidas cabíveis.
O Barco Hospital é uma ação do Governo de Rondônia em parceria com a Sesau e leva atendimentos médicos, exames laboratoriais, vacinação e serviços odontológicos a comunidades ribeirinhas e povos indígenas no Vale do Guaporé e Mamoré. A embarcação é considerada essencial para garantir acesso à saúde em áreas de difícil deslocamento.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece sobre o sinistro com o Barco Hospital Walter Bártolo, ocorrido no rio Mamoré, na madrugada desta quarta-feira (30).
O incidente não deixou vítimas. A embarcação estava atracada na margem do rio e havia retornado de uma missão há dois dias, realizada em parceria com a Prefeitura de Guajará-Mirim.
A Polícia Militar e da Marinha do Brasil foram acionadas e estão conduzindo as investigações para apurar as causas do ocorrido. A Sesau informa que todas as licenças, os laudos e as manutenções estão em dia.
O Barco Hospital Walter Bártolo é uma unidade fluvial de saúde que atende comunidades ribeirinhas e indígenas na região de Guajará-Mirim, levando serviços essenciais de saúde a populações de difícil acesso.
A Secretaria reforça seu compromisso com a transparência e a segurança das operações, e manterá a população informada sobre os desdobramentos do caso.
Porto Velho, 30 de abril de 2025.
— Portal Diário (@PortalDirio1) April 30, 2025
Portal SGC