Foto: Divulgação
Um cachorro da raça chow-chow foi submetido à eutanásia após atacar a própria tutora em Ji-Paraná (RO), no início deste mês. A medida foi tomada após avaliação da Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, que identificou risco à segurança de servidores e da população.
Conforme informações obtidas pelo Portal SGC, o animal, chamado Jacke, foi levado ao centro de bem-estar pelo marido da mulher que foi mordida, que autorizou o procedimento caso fosse necessário. O ataque ocorreu no dia 5 de abril e deixou a tutora com ferimentos graves no rosto. Ela passará por uma cirurgia de reconstrução labial em Santa Catarina.
O cão ficou cinco dias em observação. Durante esse período, segundo a equipe técnica, apresentou comportamento agressivo e dificuldade de manejo. Exames descartaram doenças como raiva, mas, mesmo assim, os profissionais decidiram pelo sacrifício do animal.
Após a repercussão do caso nas redes sociais, a família passou a receber críticas. O homem disse que a esposa não sabia da eutanásia e acreditava que o cachorro seria colocado para adoção. A tutora, que vivia com o cão havia cinco anos, relatou que o ataque foi inesperado. Ela tem usado as redes para esclarecer a situação e orientar que tutores procurem ajuda especializada em casos semelhantes.
Portal SGC