Foto: Divulgação/ICMBio
Agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e policiais do 5º Batalhão da Polícia Militar (PM) foram alvos de uma emboscada a tiros durante uma operação de fiscalização em um garimpo ilegal na Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia. O ataque ocorreu entre os dias 15 e 25 de junho, quando as equipes enfrentaram uma intensa troca de tiros com os criminosos dentro da área de extração.
Segundo relatos das autoridades, os infratores ainda sabotaram a estrada com pregos espetados em tábuas, que furaram os pneus das viaturas. A emboscada teria sido uma retaliação pela destruição de equipamentos usados em crimes ambientais, como extração ilegal de madeira e mineração clandestina. Durante a ação, foi apreendida uma arma calibre 12 com cinco munições.
A operação, batizada de Dominância, deve continuar ao longo do ano com o objetivo de combater garimpo ilegal, desmatamento e invasões em áreas protegidas do estado. A Floresta Nacional do Jamari, unidade de conservação federal, tem sido alvo constante de atividades criminosas.
Portal SGC