Plantão de Polícia

Operação da PM apreende arsenal da Liga dos Camponeses Pobres em RO

O grupo é acusado de invasões de terras e ataques a trabalhadores rurais


Imagem de Capa

Foto: PM/RO

PUBLICIDADE
A Polícia Militar de Rondônia apreendeu um grande arsenal de armas e munições durante uma operação contra integrantes da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) no município de Machadinho D’Oeste. A ação foi conduzida pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e teve como alvo um grupo armado acusado de invasões de terras e ataques a trabalhadores rurais.

Segundo informações da corporação, os policiais foram recebidos a tiros ao se aproximarem da área de atuação do grupo. Durante o confronto, um dos suspeitos, identificado pelas iniciais R. N.S. G., foi baleado após trocar disparos com as equipes. Ele portava uma carabina Carbine calibre .30 e 25 munições. Outro integrante, identificado pelas iniciais W.H.S., foi preso depois de atirar contra os agentes enquanto tentava fugir.

De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Régis Braguin, a operação revelou um cenário semelhante a um "território de guerrilha", com guaritas construídas em árvores, barricadas de madeira maciça e armamento de uso restrito. Entre os itens apreendidos estavam carabinas e rifles de diferentes calibres, um fuzil 7.62 com munições correspondentes, espingardas calibre 12, munição calibre 7.62 de uso militar, além de celulares, rádios comunicadores e motocicletas com registro de furto ou roubo.

O coronel afirmou que o material apreendido e as estruturas defensivas desmentem a versão de que o grupo seria composto por trabalhadores rurais. "A LCP não é um movimento social, é uma organização criminosa que será combatida como tal", declarou. Todo o armamento e demais objetos apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais. As investigações continuam para identificar outros integrantes e possíveis conexões com facções criminosas.

Portal SGC

Mais lidas de Plantão de Polícia
Últimas notícias de Plantão de Polícia